História

"Internet Relay Chat (IRC) é um protocolo de comunicação utilizado na Internet.
Ele é utilizado basicamente como bate-papo (chat) e troca de arquivos,
permitindo a conversa em grupo ou privada."
(Wikipedia)

O IRC foi criado pelo finlandês Jarkko Oikarinen em 1988 e consolidado como um protocolo de comunicação em 1993, com a abertura comercial da Internet. Desde que foi desenvolvido, esse protocolo de comunicação sofreu poucas mudanças, devido a sua simplicidade e eficiência para gerir grandes grupos de bate-papo e troca de arquivos.

A partir de 1995 surgiram as primeiras redes brasileiras de IRC, criadas por brasileiros que já usavam as redes estrangeiras, mas que discordavam com algumas regras impostas pelos servidores destas. A rede brasileira mais notável foi a Brasnet, que funcionou de 1996 a 2007, agregando mais de 60 mil pessoas simultaneamente.

Muito diferente das salas de bate papo que exigiam na época, onde os usuários ocultavam suas identidades usando apelidos transitórios e muitas vezes farsantes, no IRC os apelidos são registrados como o próprio login do usuário, característica que tornou a plataforma muito mais confiável, sendo que os usuários sabem que o nickname (apelido) que está sendo mostrado só pode ser usado por uma pessoa, porque depende de uma senha para ser autenticado.

Esse diferencial ajudou a agregar ao IRC valores de companheirismo e cumplicidade, e muitos dos usuários iniciais eram estudantes, universitários e programadores, que mantinham uma gigante comunidade onde se compartilhava informações, links, notícias, arquivos de música e também servia como lazer.

Acostumados a esse ambiente de camaradagem e colaboração, alguns usuários da Brasnet resolveram montar suas próprias redes, com o intuito de continuar o legado por ela iniciado.

A PapoIRC.com.br tem sua origem nessa época e embora tenha mudado seu nome e sua equipe algumas vezes, é uma das únicas que se mantêm até hoje, graças aos patrocinadores que nos apoiam, aos usuários que nos prestigiam com sua presença e à nossa equipe de voluntários que gentilmente colaboram na manutenção da rede. A eles devemos nossos agradecimentos e reconhecimento, em nome deles convidamos você a se juntar a nós e esperamos que sua experiência seja agradável e proveitosa, como tem sido para nós!

badge

Campanha Volta ao IRC

Adicione a badge da campanha à sua foto do facebook ou twitter para apoiar a campanha da PapoIRC pela volta ao IRC!

facebook

Grupo no Facebook

Grupo oficial da PapoIRC no facebook criado para integrar os usuários da rede e divulgar notícias e informações úteis a todos.

webchat

WebChat

Se você ainda não instalou um aplicativo no seu computador para acessar o bate papo, entre pelo webchat usando o seu navegador.